Carrinho

Carnaval 2018

Início/Carnaval 2018

 

” O Mito da Maldição”

“O Mito da Maldição” irá conduzir-nos ao mundo de uma das lendas mais míticas da mitologia grega.
Transformar a avenida num universo de sensações que nos fazem vibrar, arrepiar, desejar e acreditar em algo que faz parte de um universo imaginário e que pode ser vivido como realidade é a proposta da Costa de Prata para o Carnaval de Ovar em 2018.

“Às vezes fico encucado a pensar,

se nossas mentes não são como uma caixa de Pandora,

se não deixamos escapar outrora

os males que afligem a humanidade

Males que não podem ser desfeitos

por falta de vontade

o bem e o mal

o bom e o mau

de que lado estaremos

no fim da linha tênue

Lucidez e loucura

sem mácula

sem cura

sem culpa

Só nos resta a esperança

que está trancada,

lacrada e em segurança

na caixa de Pandora.”

 

Sinopse

O mundo está devastado. Na caixa de Pandora ainda resta a última bondade não destruída pelo nosso egoísmo e ambição. Uma maneira lúdica de nos mostrar o caminho da redenção. A esperança é um dom feminino. Ainda há tempo para aprender a lição.

Sejam bem-vindos e abram a “Caixa de Pandora”!

Em tempos muito, muito longínquos, não existiam mulheres no mundo, apenas homens que viviam sem envelhecer, sem sofrimento, sem cansaço. Quando chegava a hora de morrerem, faziam-no em paz, como se simplesmente adormecessem.

Mas um dia, Prometeu (cujo nome significa “o que pensa antecipadamente”, isto é, Previdente) roubou o fogo a que só os deuses tinham acesso e deu-o aos homens, para que também eles pudessem usufruir desse bem na defesa contra os animais ferozes, na confecção dos alimentos, na garantia de aquecimento nas noites frias.

Ora, Zeus, o rei dos deuses, não podia deixar passar em branco a afronta de Prometeu e concebeu um castigo terrível para a humanidade.

Mandou então que, com a ajuda de Atena, Hefesto, o deus ferreiro, criasse a primeira mulher, Pandora, que significa (“todos os dons”), e cada um dos deuses dotou-a com uma das suas características: Afrodite deu-lhe beleza e o poder da sedução; Atena fê-la astuta e concedeu-lhe a habilidade dos lavores femininos; mas Hermes deu-lhe a capacidade de mentir e de enganar os outros.

Zeus ofereceu-a então de presente a Epimeteu, que era irmão de Prometeu. O seu nome significa exatamente o contrário do irmão, pois Epimeteu quer dizer “o que pensa depois”, isto é, Irrefletido. E, de facto, sem pensar duas vezes e contrariando a advertência do irmão que lhe dissera que nunca aceitasse nenhum presente vindo de Zeus, ele deixou-se seduzir pela bela Pandora e casou-se com ela.

Pandora trazia consigo um presente dado pelo pai dos deuses: uma jarra (a “caixa de Pandora”), bem fechada, que estava proibida de abrir. Mas, roída pela curiosidade, um dia decidiu levantar só um bocadinho da tampa para ver o que lá se escondia. De imediato dela se escaparam todos os males que até aí os homens não conheciam: a doença, a guerra, a velhice, a mentira, os roubos, o ódio, o ciúme… Assustada com o que fizera, Pandora fechou a jarra tão depressa quanto pôde, colocando-lhe de novo a tampa… Mas era demasiado tarde: todos os males haviam invadido o mundo para castigar os homens. Lá muito no fundo da jarra restara apenas uma pequena e tímida coisa, que ocupava muito pouco espaço, a esperança. Por isso se diz que “a esperança é a última a morrer”. De facto, com todos os males soltos no mundo, lutando e quantas vezes vencendo os bens de que os homens gozavam, só a esperança, bem guardada no mais fundo dos nossos corações, nos dá ânimo para nunca desistirmos de expulsar as coisas más das nossas vidas. .

 

SAMBA ENREDO 2018

 

ENFIM SURGIU,
A BELEZA DE VER NASCER O NOVO DIA
E ASSIM DESVENDAR, OS MISTÉRIOS DA MITOLOGIA
MAS AMBIÇÃO E O QUERER
FOCADO NA FORÇA, RAZÃO DE VIVER
COM FÉ E A ESPERANÇA QUE SEMPRE DEMORA
MAS QUE NUNCA VAI MORRER
A CURIOSIDADE PROCURA CONSTATE DE COMO FAZER
É O SEGREDO PARA TUDO ISSO ACONTECER

SOU PROMETEU, OLHA SÓ O QUE FUI ROUBAR
O FOGO AOS DEUSES PARA TE DAR
PORQUE QUERO PROTEGER A SUA VIDA
DE VERMELHO VOU ENTRANDO NA AVENIDA 

A CHAMA É VITAL, NA PROTEÇÃO DOS MORTAIS
CRIANDO LEIS, PARA DOMINAR A NATUREZA
ATÉ QUE A DISCÓRDIA ESPALHOU
A MALDADE NÃO TERMINOU
ZEUS… CASTIGOU COM DUREZA
A HUMANIDADE TRAZENDO DOENÇAS
NA ALIANÇA DE EPIMETEU
DE UM PRESENTE ENVENENADO
HOJE SINTO O QUE ACONTECEU
PRA QUE CHORAR
SE A ALEGRIA FOI EMBORA
SÓ A ESPERANÇA RESTOU AGORA
NA CAIXA DE PANDORA

JÁ CORRE NO ROSTO, E É DE EMOÇÃO
SÃO LÁGRIMAS DE FEL, DE UNIÃO
A COSTA DE PRATA ACABA COM A GUERRA
A FELICIDADE É O BEM MAIOR DA TERRA

Patrocinadores

Parceiros

Apoios