Carrinho

História

Conheça a história da Escola de Samba Costa de Prata

Início/História

O Carnaval de Ovar sofreu ao longo dos seus 50 anos uma evolução que lhe permitiu tornar-se sem dúvida nenhuma no melhor Carnaval do País. De facto, quando em 1952, surgiu pela primeira vez a ideia de organizar os festejos do Entrudo, estava-se longe de imaginar as proporções que estes viriam a tomar.

E foi no âmbito da mudança que surgiu pela primeira vez, em 1983, a Costa de Prata, nesta altura ainda como projecto de Escola de Samba. A ideia surgiu quando nos tampos das carteiras da antiga escola industrial, Fernando Walter e José Correia trauteavam em jeito de marchinha, as músicas cheias de ritmo vindas do outro lado do oceano.

Resolveram então apresentar a Comissão de Carnaval a possibilidade de formarem um grupo para tocar um ritmo diferente daquele a que o público estava habituado, ou seja, inovar a parte musical do cortejo carnavalesco. A ideia foi aceite e com as peças de duas baterias emprestadas, saíram para a rua no domingo gordo, 18 jovens cheios de vontade de mudar um pouco o ritmo do Carnaval Vareiro. O êxito foi tanto que na terça-feira, todos os grupos tentavam conseguir junto da comissão organizadora que o grupo de samba (assim chamado na altura), fosse colocado de forma a poder proporcionar-lhes o tão desejado ritmo brasileiro que estes jovens trouxeram pela primeira vez ao Carnaval de Ovar.

Em 1984, o grupo de samba deu lugar à que seria a primeira Escola de Samba de Ovar, a Escola de Samba Costa de Prata, verdadeira impulsionadora do samba em Ovar.

Daí para cá, e de ano para ano, a vontade de inovação tem sido crescente, desde a confecção dos fatos, cada vez mais elaborados, à construção de alegorias – verdadeiras obras de arte, passando pela procura constante dos materiais mais apropriados de forma a tirar melhor partido dos factores mais condicionantes, culminando no facto de, desde 1993 os sambas apresentados pela E. S. Costa de Prata, serem inéditos, compostos por elementos desta Escola de Samba. Toda esta evolução tem sido possível devido à dedicação sem igual dos nossos elementos, demonstrando um verdadeiro carinho que se reflecte ao longo de todo o ano, pois as actividades da E. S. Costa de Prata não se resumem apenas ao período do Carnaval.

De facto, para que seja possível arcar com todos os custos inerentes à nossa organização interna, participamos em espectáculos de Norte a Sul de Portugal e até mesmo no estrangeiro (Espanha, França e Estados Unidos da América), levando assim o nome do Carnaval de Ovar a todos aqueles que têm a oportunidade de assistir aos nossos espectáculos, quer sejam nas mais populares romarias do Norte, quer seja nos mais requintados hotéis e salões por onde a E. S. Costa de Prata já passou.

Com o aparecimento da nossa Escola de Samba, outras se seguiram dando assim um sentido diferente à nossa existência e também ao Carnaval de Ovar, que viu assim reunidas as condições ideais para a realização, em 1988, de um desfile nocturno só para as Escolas de Samba, onde passariam também a ser avaliadas.

unnamed

unnamed
unnamed
unnamed
unnamed

Ao longo destes 23 anos de classificações a Costa de Prata alcançou:

 

  • 0
  • 1
  • 0
  • 1

Primeiros Lugares

  • 0
  • 1
  • 0
  • 1
  • 2

Segundos Lugares

  • 0
  • 1
  • 2
  • 3

Terceiros Lugares

Identidade

  • Segundo o registo oficial elaborado em Novembro de 1995, esta associação que tem por objectivo desenvolver a atividade de escola de samba, regida pelos princípios da independência e da sã convivência, regulamentada pelos estatutos, regulamentos internos, é caracterizada pelas cores vermelho e branco.
  • A bandeira oficial da Escola de Samba Costa de Prata Associação Cultural, foi criada por ………… em …………, é composta por 12 polígonos vermelhos e brancos, dispostos de forma alternada, que saem da extremidade da bandeira em direção ao emblema da escola, que fica no centro.
  • O seu emblema é constituído por um circulo, que contém a pela proa de um moliceiro com a vela hasteada tendo nela aposta a palavra Ovar, circundada pelas palavras “ESCOLA DE SAMBA COSTA DE PRATA” – em letras maiúsculas, da esquerda para a direita, começando na parte central do círculo.

BANDEIRA

LOGOTIPO

Veja também todos os documentos históricos da Escola Costa de Prata

Documentos Históricos

Patrocinadores

Parceiros

Apoios