2013- “Trinta por uma linha”
No Carnaval 2013,
Pelas ruas de Ovar,
30 anos de existência.
Nos vamos comemorar;
São 3 décadas de sucessos,
Com algumas desilusões e muitas alegrias,
Sentimentos sempre expressos
Nas nossas fantasias.É um mundo de imaginação;
De criação, de experiências e animação.
Um sem número de cores, tecidos, materiais
E outras coisas mais.As “Bodas de Pérola” estamos a comemorar
E com as cores do arco-íris vamos criar,
Uma ponte de amizade e união,
Com todo o folião.De vermelho e branco
Se pinta a bandeira
Da grande pioneira
Do samba de Ovar.
E porque nestas três décadas já fizemos “30 por uma linha” para alegrar e colorir o Carnaval de Ovar, este é o tema escolhido, pela escola de samba Costa de Prata, para o Carnaval 2013.
A expressão que utilizamos para denominar o nosso tema é composta de «trinta» e «por uma linha». «Por uma linha» significa «a fio», «a eito», «a seguir» (como se estivesse a seguir uma linha, sem dela se afastar). «Trinta» é um número não só associado a realizações humanas de alguma dimensão, de que são exemplo as expressões «estar com trinta sentidos» (que significa «estar muito atento»), ou “os trinta dinheiros” que Judas terá recebido por ter entregue Jesus aos seus inimigos.
Assim, «30 por uma linha» significa muitas coisas de seguida, a eito, sem parar eaplica-se a quem faz muitas coisas, todas de seguida, sem parar.
Foi há 30 anos, que nos tampos das mesas da antiga escola profissional, um grupo de amigos, apaixonados pelos ritmos brasileiros, produziam batucadas acabando por criar um projeto, que se tornaria mais tarde na Escola de Samba Costa de Prata.
O seu surgimento veio revolucionar o Carnaval vareiro, trazendo mais ritmo e novos instrumentos às ruas de Ovar.
Muitas são as histórias, as experiências, as alegrias, as tristezas, as inovações, os sambas-enredos, as fantasias e as alegorias que contam a história da pioneira.
Pretendemos, então, com a nossa maqueta, reviver os momentos de outrora, defender o presente e projetar o futuro da nossa Escola, que esperamos que seja feliz e duradouro.
À imagem do que foi, é e será a nossa Escola juntamos-lhe a simbologia do arco-íris.
Oarco-íris é um fenómeno óticoe meteorológicoque separa a luz do solna sua aparição contínua, quando o sol brilha sobre gotas de chuva.
É um ar multicolorido com vermelho no seu exterior e o violeta no interior; a sua ordem completa é vermelho que simboliza o orgulho; o cor de laranja representa a confiança; o amarelo que lembra o otimismo; o verde simbolizador da esperança; o azul que representa a lealdade; o anil significa fidelidade/dignidade e o violeta que representa o sucesso.
O seu nome provém da mitologia grega, onde Íris era uma deusa que exercia a função de mensageira divina. Na sua tarefa, a deusa deixava um rasto multicolorido ao atravessar os céus.
Segundo a religião, o arco-íris foi intitulado por Deus “arco-da-aliança”, pois logo após o Dilúvio, Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva o seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e os Homens.
Nas culturas não europeias, o arco íris é visto como uma ponte que liga dois mundos e como um caminho, que conduz o Homem da Terra ao Céu.
É assim, juntando a nossa história e a nossa essência à alegria das cores do arco íris que vamos desfilar no carnaval 2013, festejando com quem nos vê, as nossas “Bodas de Pérola”.
Comissão de frente – “A nossa festa”, esta ala apresentará a nossa festa.
Mestre Sala e Porta Bandeira – “A nossa bandeira” casal que apresenta e exibe orgulhosamente aquele que é o símbolo máximo da nossa escola, desta vez a representar a própria bandeira.
Baianas – “ O arco íris ” Estas representarão o arco-íris que nos serviu de inspiração. A alegria das suas cores será espalhada por toda a escola.
1ª ala – “Passado” Esta ala representa aquilo que fomos, a nossa história que muito nos orgulha.
Destaques de chão – “As nossas cores” De vermelho e branco se pinta a nossa bandeira, são estas as cores que as nossas destaques irão representar.
Passistas – “O malandro” os nossos passistas representarão uma figura carioca típica que foi imortalizada pelas letras do samba.
2ª ala – “Presente” Esta ala simbolizará a energia contagiante da jovialidade da nossa escola.
3ª ala – “Futuro” Com esta ala pretendemos representar o futuro, a história que ainda está por vir e que esperamos que seja repleta de sucessos.
Madrinha da bateria – “Samba Enredo” Sendo nós a primeira escola de samba de Ovar a desfilar ao som de Sambas enredo originais, consideramos ser esta uma das muitas marcas do nosso percurso.
Bateria – “O amor à camisola” E como o que nos move é o “amor à camisola” será este o símbolo do fato da nossa bateria.
Destaques de carro – “Costa convida” É em datas lembradas como esta, que lembramos o passado, vivemos o presente e projetamos o futuro; pelo que decidimos convidar associados e ex-associados que deixaram o seu cunho e contribuíram para a história da Escola de Samba Costa de Prata para realizar um fato.